NÃO cruze os seus braços diante do primeiro obstáculo, mesmo que estes lhe pareçam intransponíveis.

LUTE!
SONHE!
BUSQUE!
CONCRETIZE!

LEMRE que o maior HOMEM do mundo morreu de braços abertos.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Software para crianças com deficiências recebe prêmio


PORTO VELHO, quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O projeto é de autoria de uma professora da UEPA. A premiação faz parte da 10ª Edição do Prêmio

No monitor, diferentes tipos de luzes se acendem de modo alternado e estimulam diferentes reações na criança. É desse modo que o software “Desenvolve” estimula em crianças - com restrições motoras - noções de espaço, quantidade e tempo, além da percepção de objetos do cotidiano. O projeto é resultado do trabalho de dissertação de Mestrado da professora Ms. Ana Irene Alves de Oliveira, do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que foi premiado no último dia 18 de setembro na 10ª Edição do prêmio FINEP de Inovação tecnológica – Região Norte.

A premiação aconteceu em Porto Velho, Rondônia, e foi promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Federação das indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). Para Irene “o mecanismo preenche uma grande lacuna na área do conhecimento da terapia ocupacional, pois essa profissão não consta, no Brasil, com nenhum mecanismo de avaliação cognitiva o que muitas vezes, não só dificulta a clientela alvo do estudo, mas todos que necessitam de avaliação mais sistematizada”.

Construído e adaptado para criança de 3 a 14 anos com dificuldades neuromotoras, o “Desenvolve” visa possibilitar a estimulação e reabilitação através de instrumentos sistematizados que tem várias funções, entre elas, de avaliação e de comunicação que são configurados e armazenados em arquivos. “O software pode ser utilizado e adaptado para atender pessoas que apresentem dificuldades motoras, cognitivas, de linguagem ou qualquer outra intervenção para a necessidade humana, possibilitando a superação das dificuldades e limitações em busca da melhoria da qualidade de vida” explica Irene.

O software “Desenvolve” faz parte do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistida e Acessibilidade (NEDETA) que é um projeto aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em 30 de dezembro de 2005. Executado pela Universidade do Estado do Pará, na Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) em parceira com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (ACDA) e Centro de Desenvolvimento Infantil, o mecanismo possui registro de marca e patente está disponível gratuitamente pela internet pelo site: www2.uepa.br/nedeta.

http://www2.uepa.br/uepa_site/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=473

Um comentário:

Sonia Falcão disse...

Ola, sou Sonia Falcao, TO, e estou aqui para pedir sua ajuda para divulgar o curso "Autismo Encanta apresenta SON RISE e TO", podemos também entrar em contato para possíveis parcerias, mais informaçoes sobre o curso no meu blog http://autismoencanta.wordpress.com/2010/02/27/autismo-encanta-apresenta-curso-son-rise-e-to/, qualquer dúvida ou mesmo para entrar em contato para trocarmos experiencias, mande um e-mail para programarealizza@gmail.com

Agradeço desde já, Sonia Falcao

CanTO de InformAÇÃO

CanTO de InformAÇÃO